Análise de Argumentos 5: Esporte, Arte e Cultura Pop

Foto do membro da equipe

EUDC 2025

7 de setembro de 2025

Argumentação

Esse material é baseado no Programa de Treinamento EUDC 2025. O documento original encontra-se disponível para consulta.

Instruções:

Neste exercício, você deve responder à pergunta "Por que isso é verdade?" sobre os fardos apresentados. Muitas vezes, para ser considerado um fardo comprovado, você precisará de mais de um motivo. A maioria das análises apresentadas neste exercício busca 3 motivos corretos, algumas até 5. Se você conseguir pensar em mais do que o número de tentativas, sinta-se à vontade para fazê-lo.

Frequentemente, em debates, os argumentos podem variar em diferentes formas, mas seus principais fardos permanecem os mesmos. Este artigo reúne algumas das questões fundamentais encontradas em quase todos os debates.

Exercício:

Esporte

  • Por que assistir esportes é algo bom?
  • Como o esporte cria uma comunidade?
  • Por que a comunidade esportiva traz um senso de identidade?
  • De onde as equipes esportivas obtêm seu financiamento?
  • Quais qualidades uma equipe precisa possuir para obter financiamento?
  • Por que as equipes precisam de grandes quantias de financiamento para ter sucesso?
  • As equipes podem ter sucesso sem financiamento? Como?

Arte

  • Como a criação artística ajuda a conscientizar sobre a injustiça (Qual o impacto artístico da arte no mundo em termos de justiça social)?
  • A arte pode ajudar as minorias de outra forma, além de conscientizar?
  • Com base em que critérios o governo aloca recursos para a arte? (Uma resposta) Por quê?
  • Como a IA pode ser útil na criação artística?
  • Por que a IA pode criar empregos para artistas?
  • Como a IA pode ser prejudicial à criação artística?
  • Como a IA pode tirar empregos de artistas?

Outros questionamentos recomendados quando se trata do tema arte:

  • Por que tornar a arte acessível é importante?
  • Qual o papel da arte na formação de narrativas sociais?
  • Como uma produção artística se destaca?
  • O que faz as pessoas consumirem mais arte?
  • Como o consumo de arte empodera o artista?
  • Quais as diferenças entre públicos que consomem e tipos de arte consumidos por eles?

Baseado nas formações “Debating Art”, disponível no canal do Youtube Manchester Debating Union e "Art”, disponível no canal do Youtube Digital Matter Files

Cultura Pop

  • Como os filmes influenciam as pessoas?
  • Como os programas de TV influenciam as pessoas?
  • Como os livros influenciam as pessoas?
  • Quais aspectos da mídia tornam a influência da mídia profunda?
  • Quem dita o que é criado na mídia e como?
  • Por que seus incentivos são bons (visando a diversidade, retratando personagens com nuances)?
  • Por que seus incentivos são ruins (representação enganosa, sub-representação, sexismo, racismo)?
  • Quais são as capacidades práticas (materiais) que devem estar presentes para que eles criem uma boa mídia (visando a diversidade, retratando personagens de forma diferenciada)?
  • Quais são as capacidades práticas (materiais) que os impediriam de criar uma boa mídia (e, portanto, isso resultaria em deturpação, sub-representação, sexismo e racismo)?