Análise de Argumentos 5: Esporte, Arte e Cultura Pop
EUDC 2025
7 de setembro de 2025
Esse material é baseado no Programa de Treinamento EUDC 2025. O documento original encontra-se disponível para consulta.
Instruções:
Neste exercício, você deve responder à pergunta "Por que isso é verdade?" sobre os fardos apresentados. Muitas vezes, para ser considerado um fardo comprovado, você precisará de mais de um motivo. A maioria das análises apresentadas neste exercício busca 3 motivos corretos, algumas até 5. Se você conseguir pensar em mais do que o número de tentativas, sinta-se à vontade para fazê-lo.
Frequentemente, em debates, os argumentos podem variar em diferentes formas, mas seus principais fardos permanecem os mesmos. Este artigo reúne algumas das questões fundamentais encontradas em quase todos os debates.
Exercício:
Esporte
- Por que assistir esportes é algo bom?
- Como o esporte cria uma comunidade?
- Por que a comunidade esportiva traz um senso de identidade?
- De onde as equipes esportivas obtêm seu financiamento?
- Quais qualidades uma equipe precisa possuir para obter financiamento?
- Por que as equipes precisam de grandes quantias de financiamento para ter sucesso?
- As equipes podem ter sucesso sem financiamento? Como?
Arte
- Como a criação artística ajuda a conscientizar sobre a injustiça (Qual o impacto artístico da arte no mundo em termos de justiça social)?
- A arte pode ajudar as minorias de outra forma, além de conscientizar?
- Com base em que critérios o governo aloca recursos para a arte? (Uma resposta) Por quê?
- Como a IA pode ser útil na criação artística?
- Por que a IA pode criar empregos para artistas?
- Como a IA pode ser prejudicial à criação artística?
- Como a IA pode tirar empregos de artistas?
Outros questionamentos recomendados quando se trata do tema arte:
- Por que tornar a arte acessível é importante?
- Qual o papel da arte na formação de narrativas sociais?
- Como uma produção artística se destaca?
- O que faz as pessoas consumirem mais arte?
- Como o consumo de arte empodera o artista?
- Quais as diferenças entre públicos que consomem e tipos de arte consumidos por eles?
Baseado nas formações “Debating Art”, disponível no canal do Youtube Manchester Debating Union e "Art”, disponível no canal do Youtube Digital Matter Files
Cultura Pop
- Como os filmes influenciam as pessoas?
- Como os programas de TV influenciam as pessoas?
- Como os livros influenciam as pessoas?
- Quais aspectos da mídia tornam a influência da mídia profunda?
- Quem dita o que é criado na mídia e como?
- Por que seus incentivos são bons (visando a diversidade, retratando personagens com nuances)?
- Por que seus incentivos são ruins (representação enganosa, sub-representação, sexismo, racismo)?
- Quais são as capacidades práticas (materiais) que devem estar presentes para que eles criem uma boa mídia (visando a diversidade, retratando personagens de forma diferenciada)?
- Quais são as capacidades práticas (materiais) que os impediriam de criar uma boa mídia (e, portanto, isso resultaria em deturpação, sub-representação, sexismo e racismo)?